O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS

O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS
O BOM PASTOR DÁ A VIDA PELAS OVELHAS

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O EVANGELHO É SIMPLES






Acredito num evangelho simples, onde a transformação
acontece pela ação do Espírito Santo quando buscamos a Cristo em
espírito e verdade; não pelo alto gráu de conhecimento acumulado.

O evangelho é para todas as criaturas até mesmo para os analfabetos, de
outra forma não se justificaria a salvação de tantos excluidos.Quando buscamos escritos feitos por homem, nunca devemos aceitar tudo
como absoluta verdade, pois corremos o risco de sermos cegos pela
leitura, querendo buscar uma transformação além da necessária. Quando
guardamos em nosso coração que devemos amar a Deus sobre todas as
coisas, ao próximo como a si mesmo, se afastar do mal (das coisas
mundanas) e fazer o bem, que devemos assistir aos necessitados; estamos
convictos que o Espírito habita em nós; portanto querer mais do que isso
é querer ser justificado pelas obras e não pela fé. Por isso vemos
tantas críticas entre as religiões. Aquilo que buscamos além do
necessário é o que faz a diferença. Muitas vezes criticamos outras
denominações sem um conhecimento mais amplo e profundo, sem nem mesmo
ter frequentado uma, para termos a noção de como ela é, mas mesmo assim
somos levados a isso porque buscamos o sinal.Devemos ganhar almas, principalmente aquelas mais necessitadas, isto é,
aquelas que não professam a Jesus Cristo como seu único Salvador.
Nossa vocação consiste em apresentar o algemado ao Libertador. Quando tentamos
levar a alma até a porta do céu com uma carteirinha de membro na mão,
estamos querendo fazer o percurso incumbido a Jesus. Por isso é que a
fé, o amor, e a misericórdia são as palavras mais simples e importantes
para nós. Elas atinge a todos independentemente da condição financeira,
cor ou religião. O mais o Espírito Santo faz; pois todo crente saberá se
a árvores a que ele está arraigado dá frutos ou não.

AÇÃO DE GRAÇA (1Pedro 1:1-9)


Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua
muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a
ressurreição de Jesus cristo dentre os mortos, para uma herança
incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós
outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a
salvação preparada para revelar-se no último tempo.

Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais
contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor
da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado
por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus
Cristo; a quem não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas
crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim
da vossa fé: a salvação da vossa alma.

Louvai ao SENHOR


Vivemos em um mundo religioso, que não conhece o verdadeiro e único Deus. Defrontamo-nos hoje com uma ignorância espiritual. O mundo moderno está repleto de religiões, seitas e filosofias. Pessoas correndo incansavelmente na busca de novas idéias e conhecimento. Porém o ser humano está cada vez mais vazio. Gastamos cada vez mais dinheiro, porém temos cada vez menos alegria. Desfrutamos de mais conforto, mas nos sentimos cada vez mais desconfortáveis. Conseguimos mais diplomas, porém revelamos menos sabedoria. Muitos multiplicam suas posses materiais, mas diminuem seus valores. Casamentos cada vez mais caros, porém a família cada vez mais pobre. Este é o espelho do ser humano de hoje.

Quando entramos no íntimo das pessoas vemos quanto vazio e quantas necessidades; e quem não tem necessidades? Quem nunca ficou angustiado, atribulado e nervoso por causa de alguma necessidade? Talvez você esteja neste momento em agonia, ansioso devido a alguma doença, ou passando por um momento de grande tribulação. Talvez cadeias tenham te aprisionado, e você não consegue se libertar da amargura, da ira ou da falta de perdão. Isto tem tirado a sua alegria, a sua motivação e está querendo também roubar a sua esperança. O que você precisa? De uma intervenção? É um milagre? Então busque no lugar certo, pois Jesus Cristo é o único capaz de fazer o milagre e dar o verdadeiro sentido para a sua vida que tanto você está precisando. Filipenses 4:19 nos diz: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Quantos de nós poderíamos repetir estas palavras maravilhosas que Paulo escreveu aos Filipenses: “e o meu Deus ...”. É visível nesta expressão a intimidade que Paulo tinha com o Senhor. Imagine, quando a enfermidade bater em nossa porta, podermos dizer: “vou falar com meu Deus sobre esta enfermidade”; quando a dificuldade aparecer, pudermos dizer: “vou falar com meu Deus sobre esta dificuldade, e eu sei que Ele tem algo tremendo para mim”. Intimidade fala de estarmos estreitamente ligados, fala de algo afetuoso, fala em o filho poder falar e buscar refúgio e consolo com o pai.

Quando somos levados pelo Espírito Santo de Deus ao lugar mais íntimo de comunhão, nosso espírito se alimenta e nos banqueteamos e nos sentimos protegidos. Este é o lugar onde o Senhor nos escuta, cuida de nós e nos alimenta com o seu fruto. A glória do Senhor é a mesma hoje e será eternamente. Deus sempre tem um escape, quer consolar os abatidos e providenciar uma saída – Sl 46:1 e 121:1-2. Por isso Ele é chamado de Palar – Senhor Libertador, Magen – Senhor o nosso escudo, Yasha – Senhor Salvador, El Shaddai – Deus Todo Poderoso, Jeová Jiré – O Senhor que provê, Jeová Rafá – O Senhor que cura, entre outros nomes. Podemos juntos dizer como o salmista “Tremendo é o Seu Nome” – Salmo 111:9. Você ainda tem dúvidas que o Senhor pode mudar a sua história? Pode mudar o seu viver? Pode mudar o que tanto te amedronta e preocupa? Mais uma vez o Senhor te diz: “filho, o teu trabalho é descansar em mim. Entrega o teu caminho a mim, e o mais eu o farei” – Salmo 37:5. Dê uma chance para o Senhor te surpreender hoje. Busque-o, clame a Ele, fale com Ele como um filho que busca ajuda do pai. Deixe o Espírito Santo te levar a uma nova dimensão com Deus. Que Deus os abençoe, Amém.



SEJA SEMPRE HUMILDE


1. HUMILDADE

Uma das maiores necessidades que todos temos é incorporar a humildade à nossa vida, deixando que ela se torne maior à medida que prosseguimos em nossa jornada.

Se não for assim, nada feito.

Quando se trata de experimentar pessoalmente a orientação de Deus, a Bíblia deixa bem claro que, sem humildade, não chegaremos a lugar nenhum: assim diz o Senhor: " guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho" Sl 25.9.

O orgulho em nosso coração acaba com a necessidade de pedir orientação a Deus e de reservar tempo para buscar sua face.

Muitos querem viver separados de Deus, tomam suas próprias decisões e depois desejam, ou acreditam, estar fazendo a vontade dele.

2. FÉ

Precisamos crer que o Senhor irá de fato falar conosco. Em Hb 11.6, vemos que " De fato, sem fé é impossível agradar a Deus".

O elemento mais importante na construção do alicerce de nossa fé é o caráter de Deus. Só o conhecimento do caráter de Deus já nos bastaria para crermos que ele nos guiará; porém, ele ainda nos dá de brinde, suas promessas, registradas em sua palavra.

3. PUREZA DE CORAÇÃO

Precisamos ter o coração puro. Sl 66.18 diz " Se eu no coração contemplara a vaidade, o Senhor não me teria ouvido".

Se necessário for, devemos permanecer em silencio diante de Deus e esperar que ele nos revele qualquer iniquidade que haja em nosso coração.

Às vezes, o silencio de Deus deve-se a algum pecado não confessado.

4. VONTADE SUBMISSA

Deus, em sua imensa graça, sempre irá operar a nosso favor, mesmo que nosso nível de entrega pessoal a Ele deixe a desejar.

Em outras palavras, se decidirmos servir-lhe de modo condicional, com reservas e restrições, quer conscienete ou inconsciente, ainda assim Ele nos dará orientação.

É o nível de nossa entrega ao Senhor que determina o nível de orientação que ele nos dará.

Submeter-se à vontade Dele implica também em obedecer aos demais princípios Bíblicos, para que seu plano, já revelado para nossa vida, possa se cumprir.

As grandes aventuras na caminhada cristã só começam quando nos submetemos por completo à vontade de Deus e reconhecemos Jesus como nosso mestre e Senhor.

5. ESPERAR NA PRESENÇA DO SENHOR

Quanto tempo temos dedicado a Deus para ouvi-Lo em nosso dia a dia e não apenas para ouvir Suas respostas às nossas perguntas, mas também qualquer outra coisa que Ele queria nos dizer?


A Bíblia trata com muita severidade o pecado da soberba. Eis aqui alguns exemplos;

1. A oração de Davi
Se não tivesse convicção pessoal do perigo da soberba, Davi não teria feito esta súplica; "Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então serei irrepreensível, e ficarei livre de grande transgressão" (Sl 19.13).

2. O provérbio de Salomão
Uma das frases mais sucintas e mais sábias sobre o orgulho é da lavra de Salomão; "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito a queda" (Pv 16.18). A Bíblia Viva prefere parafrasear assim: "A desgraça está um passo depois do orgulho; logo depois da vaidade vem a queda".

3- A citação de Pedro
Tanto Tiago (Tg 4.6) como Pedro (l Pe 5.5) trouxeram para o Novo Testamento outro provérbio de Salomão sobre a soberba; "No trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo aos humildes concede a sua graça". O nosso comportamento nessa área determina a atuação de Deus.

Um comentário:

  1. Caro irmão Atalaia, paz e parabéns pelo blog. Olha, Gostei desta mensagem porque ela retrata, desnuda a realidade nos nossos arraiais evangelicalizados. Dizem ser humildes, só dizem... Parabéns!

    Att.
    http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/

    Profº Netto, F.A.

    ResponderExcluir